1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ICSE 2024

 

O Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa irá receber, entre os dias 14 e 20 de Abril, a 46º edição da International Conference on Software Engineering, o evento mundial  mais importante na área da Engenharia de Software, no qual se esperam milhares de pessoas provenientes dos 4 cantos do mundo. Lisboa sucede a Sydney na Austrália em 2023 na organização do evento.

 

Sob os auspícios da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e da ACM (Association for Computing Machinery), a conferência é há 49 anos o principal fórum para investigadores, professores e profissionais da área apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências, experiências e temáticas da Engenharia de Software.

 

“Esta conferência é fundamental para a comunidade de Engenharia de Software, pois não só destaca as mais recentes inovações e pesquisas na área, mas também define as tendências futuras e fomenta a colaboração entre a academia e a indústria. A ICSE é um catalisador para o desenvolvimento e melhorias nas tecnologias de software, contribuindo significativamente para o avanço tecnológico global” explica Rui Maranhão, General Chair da Conferência e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Os principais oradores são sempre figuras proeminentes no campo da Engenharia de Software, escolhidos pelas suas contribuições significativas à ciência e à indústria e que estão na vanguarda da pesquisa, inovação ou liderança na área. Este ano, irá contar com a presença de um professor do MIT, uma Cientista Investigadora Principal da Carnegie Mellon University e um Diretor Científico do famoso Max Plack Institute que irão abordar temas como os desafios e oportunidades dos Grandes Modelos de Linguagem, a Inteligência Artificial Generativa ou a Confiança em IA.

 

Keynotes ICSE2024

  • Martin Rinard — Professor in the Department of Electrical Engineering and Computer Science at the Massachusetts Institute of Technology and a member of the Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory. Software Engineering in a World with Generative AI – Opportunities and challenges
  • Carol Smith — AI Division Trust Lab Lead and a Principal Research Scientist at the Carnegie Mellon University (CMU), Software Engineering Institute. Trustworthy by Design – IA Generativa, limitações da IA e o preconceito inerente aos sistemas criados por humanos.
  • Rupak Majumdar — Scientific Director at the Max Planck Institute for Software Systems Challenges and Opportunities in Model Checking Large-scale Distributed Systems

 

“A realização da ICSE em Portugal é uma oportunidade extraordinária para destacar o país como um centro de inovação e pesquisa em Engenharia de Software. Para a comunidade local de computação e Engenharia de Software, representa uma oportunidade sem precedentes de interagir com líderes mundiais na área, promover a investigação portuguesa e estabelecer colaborações internacionais. Além disso, reforça a reputação de Portugal como destino para eventos científicos e tecnológicos de grande escala” explica Rui Maranhão, General Chair da Conferência e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Ao longo da semana, a ICSE 2024 irá abordar também questões críticas como a Engenharia de Software para sistemas de inteligência artificial, práticas de desenvolvimento de software sustentável, segurança e privacidade em software, e o futuro do trabalho em Engenharia de Software.

 

Além das sessões plenárias, a ICSE 2024 incluirá workshops, tutoriais, sessões técnicas sobre investigações de ponta, painéis de discussão sobre questões da indústria, entre outros formatos, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das múltiplas facetas da Engenharia de Software, desde a teoria até a prática, e oportunidades para aprendizagem profunda e interação entre os pares.

 

“Além dos oradores principais confirmados, é esperado que a conferência atraia líderes de opinião, professores, profissionais e investigadores de renome de laboratórios de ponta e instituições académicas, incluindo representantes de empresas tecnológicas. Todas estas presenças proporcionam uma oportunidade única de interação com algumas das mentes mais brilhantes na Engenharia de Software. A título de exemplo, em anos anteriores, a conferência contou com a presença de laureados do Turing Award, conhecidos como o Prémio Nobel da Computação, ou Margaret Hamilton que foi a Software Lead do Programa Apollo 11”, acrescenta Rui Maranhão, General Chair da Conferência e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Todos os anos, a ICSE reconhece e premeia também contribuições notáveis na Engenharia de Software, normalmente, avanços na teoria da Engenharia de Software, ou o impacto prático na indústria. O prémio mais importante do evento é o conceituado Harlan D. Mills Award que reconhece investigadores e profissionais que demonstraram contribuições duradouras, sustentadas e impactantes para a prática e investigação de Engenharia de Software através do desenvolvimento e aplicação de uma teoria sólida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech