1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker na China

 

Um grupo de ciber espiões chineses podem ter comprometido mais de 70 organizações a nível global, incluindo entidades governamentais, com mais de 116 vítimas. Esta é a conclusão a que chegam alguns investigadores de segurança, apontando um ataque em larga escala a ser realizado da China.

 

O grupo conhecido como Earth Krahang realiza ataques em que tenta explorar falhas em sistemas públicos, e usar técnicas de phishing para enganar os utilizadores, distribuindo malware nas redes internas de várias organizações. De acordo com os investigadores da empresa de segurança Trend Micro, a campanha de ataque do grupo terá começado nos inícios de 2022.

 

Um dos principais alvos do grupo encontra-se em instituições relacionadas a entidades governamentais, onde os atacantes tentam obter acesso aos sistemas internos, de forma a comprometer informação potencialmente sensível.

 

Ao mesmo tempo, o grupo recorre ainda a técnicas mais antigas de brute force e similares, para tentar obter acesso aos sistemas das vítimas e o controlo dos mesmos.

 

Os investigadores afirmam que 48 entidades governamentais já terão sido comprometidas neste ataque, com outras 49 a serem alvo de tentativas para tal. Estas não incluem apenas entidades associadas ao governo, mas também de telecomunicações, educação e outros setores considerados como “críticos”.

 

A maioria das vítimas encontram-se localizadas na América e Europa, em 23 países diferentes. Desconhece-se se existe alguma vítima em Portugal.

 

Tendo em conta as técnicas usadas pelo grupo, é importante que as entidades tenham aplicadas medidas de segurança para os seus sistemas, de forma a prevenirem os ataques diretos, mas também que tenham planos de educação digital para os seus funcionários, de forma a garantir que os mesmos estão preparados para qualquer eventualidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech