1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple M4

 

A Apple pode ter começado o desenvolvimento da sua nova linha do MacBook Pro com os novos chips M4. Esta indicação foi deixada por Mark Gurman, analista da Bloomberg, o qual indica que a empresa terá “formalmente” começado o desenvolvimento interno.

 

Embora ainda seja relativamente cedo para deixar detalhes sobre o novo chip, o analista aponta que o M4 deve trazer o desempenho de quatro M2 Ultra conjugados num só. Ao mesmo tempo, tendo em conta os avanços da empresa no campo, espera-se ainda melhorias a nível da otimização de energia, que ajudará a aumentar a autonomia dos dispositivos.

 

Se tivermos em conta estes detalhes, espera-se que o novo M4 seja um dos processadores mais avançados da Apple no mercado, e que deverá trazer várias melhorias a nível de processamento, tanto de dados como a nível gráfico.

 

De relembrar que a Apple ainda não revelou oficialmente o M4, mas o seu M1 foi apresentado em Novembro de 2020, seguindo-se o M2 em junho de 2022. O M3 apenas foi revelado em Outubro de 2023.

Se tivermos em conta estes rumores, é possível que o novo chip venha a ser revelado oficialmente até ao final do ano, possivelmente entre o mês de Outubro e Novembro – embora apenas venha a surgir em novos dispositivos já para 2025.

 

O M3 ainda deve ser produzido pela TSMC, mas irá manter a arquitetura de 3 nm. A Apple já se encontra a trabalhar na arquitetura de 2 nm, mas esta apenas deve chegar em 2025.

Apesar disso, o M4 deve usar uma versão melhorada da arquitetura de 3 nm, que deve otimizar ainda mais o desempenho final e a eficiência.

 

Faz algumas semanas também surgiram rumores que o M4 iria contar com melhorias consideráveis a nível do Neural Engine, um chip dedicado para o processamento de tarefas relacionadas com IA e machine learning.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech