1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

cadeado em dados digitais

 

Os ataques de ransomware fazem cada vez mais vítimas, e embora as proteções contra os mesmos tenham também vindo a evoluir, ainda é complicado de prevenir os mesmos por inteiro.

 

A pensar nisso, a IBM apresentou agora uma solução algo “radical”, mas que pode ser bastante importante para quem pretenda garantir a segurança dos seus dados digitais. A empresa revelou um novo disco SSD, o qual usa Inteligência Artificial para identificar possíveis ataques de ransomware.

 

A medida é feita a nível do próprio disco, portanto não requer qualquer software e funciona em qualquer sistema. Quando um potencial ataque de ransomware é identificado, o disco “bloqueia” as suas atividades, impedindo que o mesmo possa encriptar um elevado volume de dados.

 

De momento, esta tecnologia encontra-se focada sobretudo para sistemas empresariais e servidores, portanto não é algo que esteja ao alcance do consumidor em geral. No entanto, a tecnologia pode vir a revelar-se importante para o futuro, como uma ferramenta adicional para prevenir este género de ataques.

 

Esta tecnologia monitoriza constantemente a leitura e escrita de dados no disco, sendo que, quando identifica padrões que podem ser considerados de atividades de ransomware, aplica um bloqueio geral do disco, prevenindo a escrita ou alteração dos dados no mesmo.

 

Como referido anteriormente, estes discos encontram-se atualmente focados para sistemas empresariais ou de servidores, e ainda deve demorar algum tempo até que venha a ficar acessível para utilizadores em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech