1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple Vision Pro

 

A Apple revelou recentemente a sua nova aposta para o mercado da Realidade Virtual, com o novo Vision Pro. Este dispositivo certamente que atraiu pelas características, mas algo que também chamou à atenção foi o preço final de venda.

 

Ao contrário de outros dispositivos de realidade virtual no mercado, o Vision Pro encontra-se disponível por 3499 dólares, um valor que alguns consideram demasiado elevado. No entanto, este valor possui uma razão de ser, e encontra-se exatamente na forma como a empresa constrói o dispositivo e dos componentes usados.

 

Para comparação, o Meta Quest 3 encontra-se disponível a partir de 499 dólares, e até mesmo o Quest Pro, que é uma versão mais avançada e profissional, encontra-se por 999 dólares.

 

No entanto, de acordo com a empresa Omdia, uma das fortes razões para o elevado custo encontra-se na produção do dispositivo. A empresa afirma que a Apple paga, por cada unidade, 1542 dólares para a produzir. Este valor não inclui ainda as despesas a nível de investigação e desenvolvimento, marketing e o lucro para a Apple.

 

O componente mais caro no interior do Apple Vision Pro são os ecrãs de 1.25 polegadas da Sony, que se encontram a duplicar em cada unidade – um ecrã para cada olho. A qualidade do ecrã é fundamental para a melhor experiência dos utilizadores, e a Apple parece não ter poupado nesta tecnologia.

 

A empresa paga cerca de 228 dólares por cada unidade do ecrã que é usado no Vision Pro – e tendo em conta que cada unidade necessita de dois ecrãs, soma-se o valor para 456 dólares.

 

A isto integra-se ainda o custo de todos os sensores e componentes internos, que elevam ainda mais o valor final para a Apple. Mesmo a produção em massa do dispositivo não é suficiente para reduzir o custo dos componentes.

 

No entanto, o ecrã Micro LED do Vision Pro é também uma das grandes vantagens do dispositivo. Até mesmo Mark Zuckerberg, quando comparando o Vision Pro da Apple com o seu Meta Quest 3, indica que a tecnologia usada no ecrã é um dos pontos a favor do dispositivo.

 

De acordo com a empresa iFixit, cada unidade do ecrã no Vision Pro conta com uma resolução de 3660 por 3200 píxeis, um valor consideravelmente mais elevado que os 2556x1179 registados no iPhone 15 ou os 2064x2208 do Quest 3.

 

Quanto ao segundo componente mais caro dentro do Vision Pro será o seu processador, o Apple M2. Este processador é o mesmo que se encontra nos MacBook Air, e fornece toda a capacidade de processamento ao dispositivo, juntamente com o chip dedicado R1, focado para as tarefas de vídeo.

 

No final, ao se juntar os valores, estes acabam por ser elevados, o que também eleva o preço final do Vision Pro para os consumidores, num dispositivo que certamente inova a nível da qualidade e tecnologia usada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech