1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware android

 

A Google Play é um dos meios mais seguros e utilizados para instalar novas aplicações em equipamentos Android, no entanto isso não impede que surjam alguns casos de aplicações infetadas com malware que conseguem chegar à loja.

 

De acordo com a empresa de segurança LookOut, nos últimos seis meses foram descobertas dezenas de aplicações infetadas com spyware, algumas das quais foram distribuídas a partir da Google Play. As aplicações em causa possuem um malware conhecido como SonicSpy, o qual pode realizar cerca de 73 ações diferentes nos equipamentos infetados.

 

O início da distribuição deste malware começou em Fevereiro de 2017, sendo que a origem do mesmo estima-se ser no Iraque. A empresa de segurança revela ter recentemente descoberto, como exemplo, a aplicação “Soniac”, distribuída gratuitamente na Play Store. Esta aplicação seria uma copia do conhecido Telegram, mas estaria infetada com o malware, ficando o equipamento imediatamente infetado após a instalação.

 

imagem da aplicação

 

Entre as ações que o malware pode realizar encontra-se o controlo total do equipamento, gravação de áudio e vídeo sem notificação para os utilizadores, roubo de dados e ficheiros no equipamento, envio de mensagens e realização de chamadas, entre outras.

 

 

Como sempre é importante ter em atenção os locais de onde são instaladas aplicações no Android. Mesmo a partir de fontes oficiais, será sempre recomendado verificar previamente um pouco das votações e reviews de outros utilizadores, além de uma breve pesquisa pela aplicação na Internet (sobretudo em caso de novas aplicações desconhecidas).

 

Fonte Hackread

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech