1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ELITE-BR

Avançado
ELITE-BR
A era da internet gerou muitos empregos, inovou com uma expansão incrível de conhecimento e permitiu que muitas pessoas utilizassem seus dons para criar inovações muito interessantes. Todavia, apesar da grande revolução, com a inserção e a divulgação de técnicas diversas muitas pessoas resolveram utilizar o conhecimento para o pior.

Já parou para pensar que, se não houvesse vírus nos computadores e as pessoas não fosse mal-intencionadas, o mundo seria muito melhor? Pois é, o problema é que há muitas pessoas interessadas em criar programas para prejudicar outras pessoas. Além disso, sempre surgem novos espertinhos para “brincar” com coisas que não deveriam, como privacidade e segurança dos outros.

Enfim, tudo isso você provavelmente já sabe, todavia não tem ideia de como os malandros da internet pensam muito à frente de qualquer empresa de segurança e querem apenas uma coisa: mexer no que não lhes diz respeito. Claro que, nós, usuários comuns, ficamos incomodados, porque a preocupação com nossos arquivos é grande.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 78952
Sendo assim, fica sempre a dúvida: afinal, apenas com o endereço IP um hacker pode invadir meu computador? Hoje vamos mostrar através de algumas explicações que o processo de invasão é bem mais complexo do que apenas ter o IP e que não é qualquer um que consegue estragar um computador a distância.

Conheça o IP

O endereço IP é um número único atribuído para cada dispositivo de rede do mundo. Como assim? Quando você conecta na internet, automaticamente seu modem recebe um endereço IP da operadora telefônica.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 98595
O IP é necessário para que haja o tráfego de dados na internet, afinal de contas, quando você acessa um site é preciso que exista comunicação entre o seu PC e o portal em questão. Todos os sites no mundo possuem um IP e cada computador (ou melhor, modem) também. Sendo assim, o seu PC pode enviar (upload) e receber (download) dados.

Se descobrirem meu IP, posso ser hackeado?

A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, contudo uma possível invasão vai depender do nível de conhecimento e truques que a pessoa possui. Se isso o tranquiliza, saiba que apenas com o IP não é possível invadir um computador, ao menos não com as atuais tecnologias.

O endereço IP é o primeiro passo

Para esclarecer bem, vamos exemplificar de uma maneira fácil o que acontece numa invasão. Imagine que o IP é o endereço da sua casa. Caso alguém saiba onde é sua residência, isso não significa que a pessoa poderá invadi-la. Afinal de contas, você possivelmente deve ter um portão com cadeado, cachorros, uma porta com fechadura e outros tantos empecilhos.

Com o endereço IP ocorre exatamente a mesma coisa, ele é apenas um endereço, sendo que qualquer invasor necessita de muito conhecimento para saber como acessar os dados do computador. Assim como no exemplo da residência, o seu PC (casa) está atrás do modem e de outros aparelhos de rede (o portão), de um firewall (a porta) e de outros softwares e recursos que impedem a invasão num piscar de olhos (os cachorros).

O exemplo pode parecer bobo, mas isso é exatamente o que deixa muitas pessoas tranquilas, até porque é muito mais fácil alguém invadir uma casa do que um computador. Isso porque é mais fácil mexer e atuar com o mundo palpável do que com o que não se vê. Agora vamos ver alguns truques básicos que os malandros da internet usam para invadir os computadores.

Brechas

Continuando com o exemplo da casa, podemos entender perfeitamente como os invasores atuam. Imagine que o portão da sua casa fica destrancado ou que há uma área dele enferrujada. Isso seria uma facilidade tremenda para que um ladrão entrasse no terreno e roubasse qualquer coisa.

No mundo da informática tudo é muito parecido, ou seja, os invasores aproveitam-se de brechas no seu modem (ou roteador). Caso você não tenha configurado seu modem corretamente ou ele não tenha um firewall embutido, isso facilita o ataque dos hackers.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 96852
Portanto, aqui fica nossa primeira dica: verifique se o seu modem está devidamente configurado, se o roteador sem fio possui uma senha de acesso e se o firewall desses dispositivos está devidamente ativo e com regras que realmente impedem ataques.
Detalhe: caso você utilize um roteador em sua casa, o invasor ainda deve descobrir o IP local do seu micro, isso se ele conseguir passar pelo firewall do modem e do roteador.

Sua casa sem uma porta

O firewall é um programa que gerencia quais portas do seu computador podem ser abertas para trafegar dados. Caso você não instale um firewall no seu PC, isso facilita muito o ataque dos hackers, pois é um obstáculo a menos para que a invasão tenha sucesso. Em nosso exemplo da casa seria como se você não tivesse uma porta. O que aconteceria nesse caso? Qualquer um entra, seja ladrão ou uma pessoa comum.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 40649
Então agora você já tem uma segunda dica: instale um bom firewall ou ao menos utilize o do sistema operacional. Vale lembrar que, além de instalar, você deve tomar cuidado com as exceções que adiciona ao firewall, pois caso você adicione uma exceção para um programa de P2P (que gera um grande volume de dados), ela pode facilitar a entrada de invasores.

Antivírus e Internet Security

Se você quer um mínimo de segurança em seu PC já deve saber que a utilização de um antivírus é fundamental. Contudo, talvez você não faça ideia que o antivírus pode ser um grande aliado no combate às invasões.

Como? Simples, muitos ataques realizados por hackers ocorrem não somente devido à falta de um firewall ou de precauções quanto a configurações, mas sim por culpa de softwares maliciosos que abrem brechas no sistema operacional.

Sendo assim, nossa terceira dica é: instale um software antivírus de qualidade (mesmo que gratuito, você já estará muitas vezes mais protegido) ou então um programa no estilo “Internet Security”, os quais trazem muitos aplicativos para proteção do sistema e dos arquivos.

Não tenha medo de criança

A grande maioria das pessoas que se dizem “hackers” são crianças de 13 ou 14 anos que pensam saber invadir um computador, por isso relaxe, pois raramente alguém vai conseguir acesso aos seus dados.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 80244
Não se ofenda se você tiver essa idade e se está aprendendo alguns truques do tipo, mas a grande verdade é que quaisquer dicas oferecidas em fóruns e sites de invasão são muito básicas e não levam a lugar algum.

Mais tranquilidade, menos paranoia

Parando para pensar bem, existe sim um grande número de pessoas desocupadas que não têm o que fazer e que até vai invadir computadores aleatoriamente, porém a quantidade de ataques a computadores pessoais é bem reduzida. As invasões em sites e computadores empresariais são crescentes, visto que os criminosos podem obter lucros, informações confidenciais e prejudicar grandes empresas.
[Mito ou Verdade]se descobrirem meu IP, posso ser hackeado? 98809

Previna-se

Claro que nosso artigo visa conscientizar você de que não é preciso ficar paranoico quanto aos invasores, porém queremos salientar que é preciso sim tomar as devidas precauções. Além dos programas e configurações é sempre importante que você tenha cuidado com o que instala no seu PC e com os sites que visita.

Vale lembrar que muitos dos ataques realizados ocorrem por pessoas que você conhece ou que possuem seu endereço IP graças a um contato estabelecido. Por isso, fique atento com quem você adiciona no MSN, pois existe muita gente perigosa na internet. Enfim, para concluir queremos relembrar que apenas o número IP não é suficiente para que seu computador seja invadido.

Fonte: baixaki.com.br / g1.com.br
imagens: baixaki.com.br
Reeditado: Lucas Simões Tavares



Última edição por ELITE-BR em Sex 2 Jul 2010 - 13:13, editado 1 vez(es)

http://gtaivclan.ogameteam.net/forum.htm

Shaxine

Moderador
Shaxine
Ahah! muito Bom...! Gostei!
Claro que eu tendo alguma experiência neste ramo, Sei como já o está ai referido que só com o IP não vamos longe.
Obviamente é sempre necessário haver um "Ficheiro" no pc da vitima para que o Cracker tenha algum controlo sobre o pc da vitima, o Servidor. E no pc do Cracker o Cliente.
Para quem tem algum conhecimento é vb 2008, é bem fácil criar um programa que faça isso. Até eu já fiz um através do meu pc consigo fazer aparecer mensagens no pc do meu irmão, abrir e fechar a drive de cds, mas claro eu faço isto porque gosto de explorar e não tenho motivo nenhum para fazer mal a alguém, Tudo Por Curiosidade e pura Diversão! Wink

Também já Criei um Keylogger que me envia mensagens para o e-mail quando for encerrado com tudo o que ele detectou... Razz

Já Agora reparei que não referiste a Fonte do texto e que ele não é da tua autoria...

ELITE-BR

Avançado
ELITE-BR
pow eu esqueci de colocar..
Vou editar

Bem lembrado, Obrigado.

Realmente, quando eu tinha uns 13 anos, ja baixei aqueles programa, para tomar o controle do pc de alguem.
Como inverter a tela, coloca-la de cabeça para baixo, mexer no mouse, Enviar mensagens para a vitma.

Mais hoje.. não faço isso.
foi epoca, so para ver como que era mesmo.

http://gtaivclan.ogameteam.net/forum.htm
Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Acho que qualquer utilizador que se interesse por informática já deve ter experimentado isso.. .Razz

https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Shaxine

Moderador
Shaxine
ELITE-BR escreveu:pow eu esqueci de colocar..
Vou editar

Bem lembrado, Obrigado.

Realmente, quando eu tinha uns 13 anos, ja baixei aqueles programa, para tomar o controle do pc de alguem.
Como inverter a tela, coloca-la de cabeça para baixo, mexer no mouse, Enviar mensagens para a vitma.

Mais hoje.. não faço isso.
foi epoca, so para ver como que era mesmo.
Ahah! A sério eu Adorei essa parte das Crianças de 13 e 14 anos Razz
porque é verdade! Razz

Off-Tópic: Post 200!!! Embarassed
Razz :coloridaonda::

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech