1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

amd ryzen

 

No início do ano foram conhecidas as vulnerabilidades Meltdown e Spectre, as quais afectaram uma vasta gama de processadores da Intel. E, depois destas, chegam agora relatos de novas vulnerabilidades que afectam praticamente toda a linha de processadores Ryzen da AMD.

 

De acordo com um artigo publicado pela empresa CTS Labs, foram descobertas pelo menos 13 vulnerabilidades em processadores da linha Ryzen, Ryzen Pro e EPYC da AMD. A empresa de segurança optou por não revelar detalhes técnicos das falhas, visto que as mesmas não serão do conhecimento público e, desta forma, não serão facilmente exploradas.

 

Por sua vez, a AMD já emitiu um comunicado onde afirma encontrar-se a analisar o relatório da empresa de segurança, sublinhando porém que a divulgação das mesmas ocorreu num formato incomum, não tendo sido fornecido nenhum tempo à fabricante para aplicar as correções necessárias e as analises.

As falhas foram apelidadas de “Masterkey”, “Ryzenfall”, “Fallout” e “Chimera”. As três primeiras são problemas relacionados com o firmware — o código básico que faz o hardware funcionar — dos processadores da AMD. O Chimera, porém, é uma falha de hardware.

 

Enquanto que os problemas relacionados com o firmware podem ser facilmente corrigidos com atualizações de software, o “Chimera” será consideravelmente mais complicado, uma vez que se aplica fisicamente aos processadores.

 

 

Todas as vulnerabilidades descobertas permitem que utilizadores mal-intencionados infetem sectores protegidos do sistema interno dos processadores, possibilitando o roubo de informações. Além disso, as vulnerabilidades também poderiam ser exploradas a partir de malware, o qual poderia infectar rapidamente uma rede local e múltiplos computadores na mesma.

 

Até ao momento ainda se desconhece como a AMD irá corrigir estes problemas, no entanto para os utilizadores de processadores Intel não existe qualquer risco de problemas – assim como para outros processadores fabricados por terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech