1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

google chrome logo

 

O Google Chrome é bem conhecido por consumir uma grande parte da RAM, e isto deve-se ao seu formato de funcionamento, onde são criados vários processos independentes para as mais variadas tarefas. Este método garante uma maior estabilidade do navegador, visto que caso ocorra algum erro numa extensão ou aba, o resto do navegador permanece inalterado e a funcionar corretamente.

 

No entanto, o Chrome ainda permite que alguns processos partilhem diferentes recursos. Como exemplo, caso abra diversas abas de um determinado site, estas irão ser todas alocadas num único processos partilhados, o que se aplica também a iframes dentro destes.

Isto pode levar a alguns problemas de estabilidade ou até de segurança. Mas se contar com a versão mais recente do navegador, agora existe uma alternativa.

 

A partir da versão 63 do Google Chrome foi introduzida uma nova funcionalidade experimental “Strict site isolation”. Esta permite isolar os diversos websites e recursos do navegador em cada processo individual, evitando assim os problemas anteriormente indicados.

 

No entanto, esta camada adicional de estabilidade e segurança possui um preço: a RAM. Se considera que o Chrome já é demasiado pesado para a RAM, ativar esta opção pode elevar ainda mais o consumo, na casa dos 20% superior. Visto que irão ser criados novos processos individuais para cada aba e cada recurso, também o consumo da RAM irá aumentar consideravelmente.

 

processo ativos

 

A funcionalidade não se encontra ativa por padrão, mas pode ser facilmente ativada seguindo estes passos:

1- Aceda à página “chrome://flags/#enable-site-per-process” e ative a opção.

2- Reinicie o navegador completamente

 

Se verificar algum problema ou considerar que não compensa o uso adicional de RAM, pode sempre repetir os mesmos passos para desativar completamente a função.

 

Já testou a função e compensou?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech