1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

dirty cow

 

A vulnerabilidade Dirty Cow fez noticia há algum tempo, depois de ter sido revelado que poderia afetar todos os sistemas baseados no Linux. Isto inclui igualmente um dos maiores sistemas operativos móveis no mercado: o Android.

 

Apesar de a maioria das distribuições já terem corrigido a falha, o facto de o Android encontrar-se em vários equipamentos no mercado, e muitos sem receberem qualquer atualização, esta falha torna-se potencialmente grave caso seja utilizada. E é exatamente isso que se encontra a acontecer com um novo malware descoberto pela empresa Trend Micro.

 

Segundo a empresa de segurança, um novo malware apelidado de “ZNIU” encontra-se a propagar-se rapidamente no ecossistema Android, ganhando acesso root ao equipamento por meio da exploração da vulnerabilidade Dirty Cow.

No último mês, esta variante de malware espalhou-se sobre mais de 40 países, tendo afectado mais de 5000 utilizadores. O meio de propagação aparenta ser por intermédio de aplicações distribuídas por meios não oficiais. No entanto, a variante que explora a falha Dirty Cow aparenta encontrar-se localizada na China.

 

Uma vez instalado no equipamento, o malware explora a vulnerabilidade para ganhar acesso root ao equipamento e proceder com o envio de mensagens SMS para números de valor acrescentado, além de roubar diversa informação dos utilizadores, incluindo contactos e mensagens.

 

vulnerabilidade android

 

Por enquanto não foram registados casos desta variante do malware em outros países além da China, pais onde as SMS de valor acrescentado são bastante populares. Porém, uma vez instalado, o malware abre as portas a outros potenciais ataques, pelo que será importante relembrar que as aplicações devem ser sempre instaladas sobre fontes oficiais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech