1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

facebook

 

É normal os programadores esconderem nas suas aplicações algumas secções que não se destinam a serem utilizadas pelo público em geral. Estas contem algumas opções que podem ser modificadas para testar os mais variados parâmetros da aplicação durante o desenvolvimento.

 

A aplicação do Facebook é uma destas, sendo que existe um menu escondido na mesma e destinado aos programadores da rede social, mas que também poderá ter interesse para os utilizadores mais experientes ou “exploradores”.

Neste guia iremos revelar como aceder ao menu de definições escondidas da aplicação oficial do Facebook, a qual disponibiliza várias opções que poderá configurar sobre a aplicação e o funcionamento da mesma.

 

Antes de mais é importante sublinhar que, para utilizar este guia, o equipamento necessita de possuir o root ativo. Deverá também ter atenção às opções alteradas, visto que podem desconfigurar a aplicação ou fazer com que a mesma deixe de funcionar completamente (a reinstalação resolve sempre o problema, visto que as definições não são permanentes).

 

> Acesso via Terminal

 

Comece por abrir uma aplicação de Terminal no Android. Poderá utilizar qualquer uma, embora o TugaTech recomende a “Termux”, visto permitir copiar/colar mais facilmente os comandos, evitando assim ter de escrever todo o conteúdo diretamente.

 

Uma vez aberto, execute o seguinte comando:

  • su

Aceite as permissões de acesso root que deverão ser questionadas e, depois, introduza o seguinte comando:

 

  • am start -n "com.facebook.katana/com.facebook.katana.internsettingsactivity.InternSettingsActivity"

 

Depois de alguns segundos, o menu secreto do Facebook irá ser aberto automaticamente. Note que, caso feche o mesmo e pretenda voltar a aceder, deverá repetir novamente os passos anteriores.

 

menu secreto facebook

 

> Algumas opções uteis

 

Este menu conta com várias opções uteis, sobretudo, para programadores e curiosos. No entanto é importante ter atenção ao que altera, visto que poderá causar falhas na aplicação ou nos acessos à rede social. Em caso de problemas lembre-se que pode sempre reinstalar a aplicação por completo, o que restaura as definições padrão.

Entre algumas das opções disponíveis e que se destacam encontra-se:

 

- Data Saver

 

Esta é uma das mais interessantes opções deste menu, permitindo controlar o volume de dados que a aplicação do Facebook utiliza num determinado período de tempo. Esta função será útil para quem possua ligações limitadas de dados, visto que o Facebook é, por padrão, bastante intensivo na utilização da rede (com todas as imagens e vídeos).

Porém, é importante sublinhar que este limite aplica-se tanto à utilização via Redes móveis como via Wifi.

 

- Force App Update

 

Esta opção permite atualizar o código interno da aplicação com o mais recente disponível pela empresa. Não é apresentado nenhum meio de instalação tradicional, como se verifica quando se instala uma app no Android, pelo que é desconhecido se realmente é aplicada alguma alteração. Mas seja como for, a opção por si só é interessante de utilizar.

 

Descobriu alguma opção que merece também ser referida?

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech