1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

malware

 

Investigadores da empresa de segurança Trendmicro descobriram recentemente uma falha que permite o envio de malware a partir de ficheiros do PowerPoint. Esta é a primeira falha do género encontrada na aplicação, utilizando o WordPad e o Office PowerPoint, tendo sido conhecida como CVE-2017-0199.

 

Apesar de a mesma ter sido descoberta em Abril deste ano, apenas agora é do domínio público, embora ainda possam existir utilizadores com sistemas desatualizados e que estejam vulneráveis à mesma.

A falha permite que o malware seja integrado em simples ficheiros de apresentação do PowerPoint, sendo o golpe mais comum, porém, a utilização de ficheiros RTF do Wordpad para a partilha.

 

Um dos motivos pelos quais o malware estaria a ser ignorado na maioria dos sistemas encontra-se sobre o facto de as soluções de antivírus, na sua generalidade, não verificarem exaustivamente ficheiros tradicionais de PPTX e RTF, os quais são considerados improváveis de conterem malware.

 

exemplo de email

 

Os ficheiros encontravam-se a ser distribuídos sobre email, sendo que, uma vez abertos no sistema, era iniciado um processo em segundo plano de download de um ficheiro malicioso, com o nome RATMAN.exe, e posteriormente executado sem o conhecimento do utilizador.

O malware em si permitia o controlo remoto do sistema, além de recolher várias informações do mesmo, como passwords, emails e até as teclas pressionadas no teclado. Existe ainda a possibilidade de serem descarregados mais malwares para o sistema, em segundo plano, como forma de aumentar ainda mais as ações que podem ser realizadas remotamente.

 

A recomendação continua a ser a atenção a qualquer ficheiro suspeito que seja enviado via email ou requerido para download pela internet, isto inclui ficheiros aparentemente inofensivos, como documentos de texto ou do PowerPoint.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedTest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech