1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

google drive

 

Qualquer serviço cloud que permita aos utilizadores realizarem uploads de ficheiros necessita de ficar atento a possíveis utilizações maliciosas do mesmo, seja para a distribuição de vírus ou de conteúdo protegido por direitos de autor. E a Google não é exceção, com o Google Drive.

 

Apesar de o serviço gratuito da Google disponibilizar um armazenamento cloud para qualquer utilizador, se estiver a pensar distribuir conteúdos protegidos por direitos de autor, como filmes ou jogos, é melhor ter atenção.

De acordo com o portal TorrentFreak, o Google Drive conta com diversos sistemas que permitem identificar conteúdos protegidos por direitos de autor e que estejam a ser partilhados publicamente com terceiros.

 

Apesar de a empresa não confirmar oficialmente estes sistemas, quando os utilizadores tentam partilhar um conteúdo publicamente que é conhecido por ser relacionado com pirataria, o sistema irá apresentar uma mensagem de alerta, informando que a partilha não é possível (o que viola os termos de utilização do serviço).

 

mensagem de alerta apresentada

 

De notar que este alerta apenas é apresentado em conteúdos que sejam partilhados publicamente. Se os ficheiros em questão ficarem apenas disponíveis na conta do Google Drive, sem acesso de terceiros, então o sistema não alerta o utilizador.

 

A Google, contactada pelo portal, não forneceu detalhes acerca deste sistema, mas é possível que o mesmo seja baseado em algum tipo de verificação por hash, que identifica conteúdos conhecidos como sendo pirataria de diversas fontes (como sites de partilhas de torrents).







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedTest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech