1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

leitor de impressão digital

 

Nos equipamentos atuais é cada vez mais vulgar encontrarem-se sistemas de autenticação biométrica, como os leitores de impressões digitais. Smartphones, portáteis e diversos equipamentos eletrónicos contam com este novo sistema de segurança, que garante impedir acessos indevidos aos mesmos.

 

No entanto, um conjunto de investigadores japoneses descobriram que pode ser relativamente fácil contornar estes sistemas, utilizando apenas uma foto. Segundo revela o Instituto Nacional de Informática do Japão (NII), os utilizadores maliciosos estão cada vez mais engenhosos na arte de roubar informações, sendo que uma simples selfies onde sejam visíveis os dedos podem agora ser utilizada para roubar as impressões digitais de alguém.

 

Segundo o investigador Isao Echizen, com a evolução da qualidade das câmeras, e com um pouco de sorte, é possível a um utilizador maliciosos recriar as impressões digitais de alguém a partir de uma simples foto, a qual pode ser utilizada para aceder aos mais diversos locais, desde smartphones a outros sistemas mais avançados (como portas e cofres).

 

Como se prevenir então? Se não pretende deixar de tirar fotos, a melhor solução atualmente conhecida não é muito prática. Consiste num pequeno filtro criado em óxido de titânio, que quando colocado nas pontas dos dedos impede que as impressões sejam registadas em câmeras convencionais, mas não impedem a utilização dos dedos em sistemas físicos. Mas esta solução obriga a que o filtro tenha de ser aplicado recorrentemente, o que deixa de ser muito prático.

 

Fonte BGR

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech