1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

dll

 

Se utiliza um sistema Windows, certamente que já viu alguma vez ficheiros com a extensão DLL. Ou até já pode ter encontrado algum erro a indicar a falta de um ficheiro DLL para a correta abertura de um programa, e se for como muitos utilizadores, até já pode ter descarregado um desses ficheiros em falta da internet.

Mas afinal o que são ficheiros DLL? Para que servem? E é recomendado descarregar os mesmos da Internet?

 

> O que é o DLL? Para que servem?

 

O DLL, ou se formos traduzir para o seu formato extenso, “Dynamic Link Library”, são uma biblioteca dinâmica que possui vários códigos que podem ser executados por programas no sistema operativo.

Estes ficheiros DLL contem código que pode ser utilizado por outros programas para executar certas tarefas. Por exemplo, um ficheiro DLL pode conter o código para abrir uma determinada janela quando requerido.

 

lista de ficheiros dll

 

Estes ficheiros facilitam a tarefa dos programadores, tanto a atualizar como a executar o código. Como os ficheiros DLL são individuais, cada ficheiro pode ser excluído ou atualizado sem necessitar de alterar tudo no programa. Isto é particularmente importante em programas como o próprio sistema Windows.

 

Por exemplo, já imaginou o trabalho que teria, cada vez que fosse necessário atualizar o Windows, ter de instalar por completo o sistema? Invés disso, vários programas e funcionalidades do Windows são integrados em códigos dentro de ficheiros DLL que, quando seja necessário atualizar os mesmos, apenas esses ficheiros são atualizados.

O mesmo exemplo aplica-se a qualquer outro programa no sistema.

 

> E os erros DLL são comuns?

 

Uma vez que estes ficheiros podem ser alterados com alguma regularidade, existem certas situações em que podem ocorrer problemas. Se um ficheiro DLL ficar corrompido ou for eliminado por engano, os programas que são dependentes do mesmo podem apresentar erros ou não ser executados de todo.

 

imagem de erro dll

 

Para evitar estes problemas, a própria Microsoft implementou medidas que criam copias de segurança de ficheiros DLL importantes, bem como prevenção para evitar que estes ficheiros sejam eliminados. Mas nem sempre isso acontece, e estes ficheiros podem acabar por ser eliminados, seja pelo próprio utilizador ou por algum vírus.

 

> Posso descarregar os ficheiros DLL da Internet?

 

Uma prática que muitos utilizadores realizam, sobretudo os que possuam poucos conhecimentos, passa por acederem à Internet para procurarem ficheiros DLL de substituição.

Isto pode ser perigoso! Os ficheiros DLL podem ser modificados para incluir qualquer tipo de código, e nem tudo o que se encontra na Internet é fidedigno.

 

malware

 

Existem centenas de sites que fornecem ficheiros DLL para download ou ferramentas para corrigir os erros. Apesar de alguns até poderem fornecer ficheiros fidedignos, nunca sabe o que foi modificado nos mesmos, o que pode levar a problemas graves, como a instalação de vírus ou danos completos ao sistema operativo.

Além disso, certos ficheiros DLL são adaptados pelos programadores a diferentes versões, sendo que caso instale um DLL diferente pode levar a mais erros ou falhas.

 

> Como resolver os erros?

 

Se um programa que utiliza ou o próprio Windows começar a apresentar erros de falta dos ficheiros DLL existem algumas medidas que pode tomar antes de descarregar os ficheiros da internet.

 

drive do ssitema

 

Se os erros forem respeitantes ao Windows, tente executar o comando “System File Checker” (SFC). Este comando pode ser executado facilmente pela linha de comandos, com o comando “sfc /scannow”.

Este comando pede ao Windows para realizar uma analise dos seus ficheiros importantes, sendo que caso sejam verificados erros ou faltas de ficheiros, o próprio sistema tenta reparar esses erros (seja descarregando os ficheiros da Microsoft, utilizando backups criados pelo próprio sistema ou pedindo ao utilizador o CD de instalação do Windows).

 

Alguns dos erros de falta de DLL também podem ser corrigidos com a reinstalação dos pacotes do Microsoft Visual C++ Redistributable e do Microsoft .NET Framework. Estes dois são essenciais para uma vasta maioria de programas, sendo que podem ser corrompidos em algum ponto, causando erros numa grande parte das aplicações do sistema.

De notar que cada um possui diferentes versões, pelo que pode ser necessário reinstalar todas as versões.

 

ecrã azul

 

Caso os erros sejam apenas de uma aplicação especifica, comece por tentar reinstalar a mesma. A grande maioria corrige os problemas imediatamente.

Verifique também se o erro começou a acontecer após alguma atualização e se existem outros relatos de utilizadores (pode ser uma falha do programador dessa aplicação). Por fim, tente também contactar o programador para obter os ficheiros originais da fonte.

 

O download dos DLLs pela internet deve ser evitado. É mais recomendado realizar uma reinstalação do sistema operativo ou do programa, consoante o erro, que tentar resolver o problema com download de ficheiros DLL pela Internet.

A maioria dos sites, além de poderem fornecer ficheiros alterados, também podem fornecer a resolução apenas se instalar programas duvidosos ou que obrigam mesmo ao pagamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech