1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Guia - Utilização de bateria de portátil Empty Guia - Utilização de bateria de portátil - Seg 14 Jan 2013 - 22:42

lcmmonteiro

Técnico
Efeito de Memória (viciação)
Primeiramente temos que entender o mito que ainda existe na cabeça de muitos utilizadores:
O efeito de memória, ou seja o viciar da bateria.

Relativamente às baterias de lítio, esta norma não é aplicável! Logo o acto de descarregar completamente e carregar a bateria apenas quando esta está descarregada é completamente inútil e até prejudicial como iremos verificar abaixo.
A bateria de lítio pode ser carregada independentemente da sua carga, já que este processo não tem qualquer efeito negativo.

Retirar ou não a bateria quando ligado à corrente

Em seguida vamos entender uma questão que muitos utilizadores dos portáteis têm:
"Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?"
A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligado à corrente, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.

Portanto:

- Num uso normal do portátil sem aquecer em demasia (Processador e Disco Rígido na ordem dos 40-50ºC) deve manter-se a bateria no portátil;
- Num uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos, p.e., temperaturas acima de 60ºC) deve retirar-se a bateria para que esta não sofra aquecimento indesejado;
O calor, aliado ao facto de estar com 100% de carga, é o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam.


Descargas da bateria

Quanto às descargas da bateria, devem evitar-se as descargas completas (até o PC desligar sozinho, 0%) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danificá-la.
É preferível fazer descargas parciais, até níveis de capacidade restante de bateria na ordem dos 20~30%, e frequentes recargas a fazer um descarregamento e carregamento total.

As baterias de portátil contêm um medidor de capacidade que permite saber com exactidão a quantidade de energia alojada. Porém, devido ao ciclo de cargas e descargas este sensor tende a ficar descalibrado com o tempo.
Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para recalibrar o sensor da bateria, o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada cerca de 30 ciclos de descarga, uma descarga completaininterrupta, seguida de uma carga completa ininterrupta.

Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, quando na realidade essa capacidade é inferior. Nesta situação o computador pode desligar-se subitamente quando por exemplo ainda seja mostrada 10% de capacidade.
Os ciclos de descarga (ou carga) consistem em utilizar toda a carga da bateria (100%), mas não necessariamente de uma só vez.

Por exemplo, pode-se utilizar o equipamento durante algumas horas num dia, utilizando metade da sua autonomia, e depois recarregá-lo totalmente. Se se fizesse o mesmo no dia seguinte, tal seria contado como um ciclo de descarga, e não dois, pelo que pode levar vários dias até completar um ciclo.

Como fazer uma calibração (descarga total)?

O método mais correcto para fazer uma descarga total (100% até um mínimo de 5%) consiste no seguinte procedimento:
1. Carregar a bateria totalmente até ao máximo da sua capacidade (100%);
2. Deixar a bateria "repousar" no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais a fim de esta poder arrefecer do processo de carregamento. Pode usar o computador normalmente durante este período;
3. Desconectar o cabo de alimentação e configurar o computador para hibernar automaticamente à mínima percentagem possível, como é descrito na sequência de imagens abaixo (clique nas imagens para aumentar);
4. Deixar o computador descarregar, ininterruptamente, até hibernar sozinho. Pode usá-lo normalmente durante este período;
5. Quando o computador desligar por completo, deixar está-lo no estado de hibernação por 5 horas ou mais;
6. Ligue o computador à corrente para fazer um carregamento ininterrupto até ao máximo da sua capacidade (100%). Pode usar o computador normalmente durante este período.

Após o processo de calibração, o nível de desgaste mostrado é geralmente maior do que antes. Isso é natural, já que agora émostrada a verdadeira capacidade que a bateria tem de reter a carga. As baterias de iões de lítio têm um número limitado de ciclos de descarga (geralmente 200 a 300 ciclos) e, como tal, com o passar do tempo a bateria vai reter cada vez menos carga.

Muitas pessoas tendem a pensar "Se calibrar dá maior nível de desgaste, então é uma coisa má". É um pensamento errado porque, como já dito, a calibração serve para que a bateria relate a verdadeira capacidade pode reter. A calibração tem o objectivos de evitar surpresas como, por exemplo, estar no meio de uma apresentação e de repente o computador desligar com30% da carga mostrada.

Conservação prolongada

No que toca à conservação por longos períodos da bateria, esta deve ser feita com a carga da mesma a cerca de 40% e num local o mais fresco e seco possível. Poderá recorrer-se a um frigorífico (0ºC - 10ºC), apenas se a bateria ficar hermeticamente fechada e isolada de qualquer humidade.
É de frisar mais uma vez que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, por isso deixar o portátil ao sol no carro num dia de Verão com a bateria a 100% de carga é meio caminho para uma morte anunciada.

Comprar uma bateria suplente

Em relação à compra de uma bateria suplente, é recomendado que se faça apenas quando a bateria actual estiver a dar as últimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação.

Se for comprada uma bateria extra e não se usar durante muito tempo, deve usar-se o método acima.

Além disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em atenção a data em que foi fabricada.


Vantagens em usar o BatteryCare

O BatteryCare permite ter o controlo do número de ciclos de descarga, e quando estas chegam a 30 (ou outro valor configurável), notifica o utilizador que chegou a altura de fazer uma descarga total para efectuar a calibração do sensor. Assim é garantido que a bateria relata sempre o valor real da capacidade.

Além disso, quando se está a usar a bateria existe a possibilidade de suspender funcionalidades que contribuem para um decréscimo da autonomia (apenas em Windows Vista e 7):

- Windows Aero, o tema que fornece efeitos visuais como a transparência de janelas, requer aceleração através da placa gráfica, o que obviamente vai contribuir para a diminuição da autonomia;

- SuperFetch, ReadyBoost e SearchIndexer são três serviços do Windows Vista e Seven que, mesmo quando se está a usar a bateria, estão a utilizar bastante o disco rígido indexando ficheiros, e contribuem altamente para o consumo de energia e diminuição da autonomia. A pausa destes serviços não tem qualquer impacto negativo no desempenho do sistema.

Estas funcionalidades são retomadas automaticamente assim que o portátil é ligado à corrente.

Fonte: http://batterycare.net/guia.html


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids

IgnorePT

Iniciante
Muito interessante o post, ja tinha lido bastante sobre isso e tinha chegado as mesmas conclusões. AS baterias novas não sofrem como as antigas e isso é necessário transmitir acho que esse mito nasceu muito a custa dos dispositivos moveis antigos cuja bateria viciava muito facilmente, ate nesse aspecto houve uma mudança muito drástica hoje em dia não é recomendável (pelo que li...) deixar descarregar por exemplo o ipad abaixo dos 10% de bateria porque existe uma maior apetência a criarem-se cristais na bateria que podem retirar vida útil e autonomia, mas deve efectuar-se um ciclo de carregamentos uma vez por mês aproximadamente, acho que o mesmo acontece para os telemoveis da nova geração etc.

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
O proprio sistema Android também alerta o utilizador para ligar o carregador sempre que a bateria atinge os 10-20%, sendo este ponto o recomendado para iniciar o carregamento.
Smile


____________________________________________

Guia - Utilização de bateria de portátil Tugatechuserbar
Guia - Utilização de bateria de portátil 3
Guia - Utilização de bateria de portátil 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

IgnorePT

Iniciante
Verdade, tambem ja reparei nesse facto, Dá sinal para carregar muito mas muito antes de sequer estar perto do fim.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech